Dia 2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e por esse motivo há a campanha Abril Azul, voltada para a conscientização sobre o transtorno do espectro autista. 

 

O que é? 

 

O autismo (Transtorno do Espectro do Autismo ou TEA) é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social e comportamental. 

O maior ‘motivo’ que causa é a genética. Em estudos recentes de 2019 mostrou que fatores genéticos são os mais importantes para determinar a causa (97%), além de fatores ambientais (1 a 3%), e ainda há quem diz que está associado à idade paterna avançada ou uso de ácido valpróico na gravidez.  

 

Sinais e Tratamento

 

Alguns sinais já podem aparecer a partir do primeiro ano de vida, ou antes em situações mais graves.O autismo não é uma doença, por esse motivo, não há cura, mas existem tratamentos que quanto mais rápido é iniciado maiores são as possibilidades de melhorar a qualidade de vida desde a infância. 

Alguns sinais são;

  • Não responder quando chamado pelo nome. 
  • Se isolar de outras crianças 
  • Não falar ou não fazer gestos para mostrar algo
  • Repetir frases ou palavras em momentos inadequados (ecolalia) 
  • Ter um grande interesse por um único assunto (hiperfoco)
  • Hipersensibilidade ou hiper-reatividade sensorial.
  • Não brincar de faz-de-conta

Segundo a Associação Americana de Psiquiatria, a terapia de intervenção comportamental aplicada por psicólogos é o tratamento que trouxe mais eficácia. Alguns sintomas como irritação, hiperatividade, agitação, desatenção, impulsividade e outros podem ser tratados com medicamentos.

 

Ah diferentes síndromes dentro do espectro autista 

 

Desvios qualitativos na comunicação: Quando há dificuldade de utilizar todos os aspectos da comunicação verbal e não verbal.

Desvios na interação social: Significa a dificuldade de se relacionar com os outros.

Desvios no uso da imaginação: Se caracteriza por rigidez e inflexibilidade e se estende às várias áreas do pensamento, linguagem e comportamento da criança.

 

A causa do autismo não está relacionada a problemas familiares. 

 

Antigamente as pessoas acreditavam que o autismo poderia surgir a partir de problemas familiares,

mas a tendência atual é admitir a existência de múltiplas causas para o autismo, entre eles, fatores genéticos, biológicos e ambientais como já falamos acima. 

 

Uma a cada cem crianças é portadora do TEA 

 

Segundo a Autism Society of America, o autismo é quatro vezes mais frequente em meninos. E em um contexto geral, o autismo se instala nos três primeiros anos de vida, quando os neurônios da comunicação e relacionamentos sociais deixam de formar conexões necessárias.   

 

Nem todo autista tem problema na fala 

 

O autismo é diferente de pessoa para pessoa, assim como graus do transtorno, os que não falam e os que falam perfeitamente, mas mesmo falando bem quem tem TEA apresenta dificuldades para se expressar. 

 

Como ajudar na inclusão? 

 

  • Nunca impeça a criança de brincar 

Quando você perceber que a criança quer se juntar às demais, não impeça. É importante que ela se sinta motivada. 

 

  • Respeite o espaço 

Muitos autistas não gostam de abraços e apertos, pois isso pode causar a sensação de enclausuramento.

 

  •  Não subestime um autista 

Ele pode ter algumas limitações, porém pode surpreendentemente brilhante. Tente identificar em que ponto ele desenvolve suas habilidades e o incentive a aprimorar. 



A inclusão se faz com compreensão!

0 Comentários

Compartilhe:

imagem imagem
imagem

Categorias

Novidades

Aulas

Arquivos

Dezembro 2021 (01)

Fevereiro 2022 (01)

Maro 2022 (02)

Abril 2022 (01)

Mais lidas

Abril azul - Mês da Conscientização do Autismo

06/04/2022

O Sistema Digestório

10/03/2022

Cursos Gratuitos!

30/03/2022

Sobre nosso projeto

02/02/2022

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.