Projeto Ciranda das Artes
IDENTIFICAÇÃO:
1.1. Nome: Associação Comunitária Clave de Sol.
1.2. Fundação: 24.01.2003
1.3. Presidente: Luiz Eduardo Osse,
brasileiro, casado, RG: 7.272.470-5 e CPF: 033.610.198-85
Coordenador: Stefan Siemons, alemão,
casado, RNE: V305536Z e CPF: 227.792.8908-48
1.4. Mandato atual da Diretoria: 18.10.2017
– 17.10.2020
1.5. Fundamentação legal:
De acordo com
o art. 44 do Novo Código Civil (Lei 10.406 de 2002) são pessoas jurídicas de
direito privado: as associações; as sociedades; as fundações; as organizações
religiosas; os partidos políticos.
1.5.1. Constituição da Entidade – conforme Estatuto
Art.1º) A Associação Comunitária Clave de Sol,
fundada em 19 de outubro de 2001 e registrada no Registro Civil das Pessoas
Jurídas da Comarca de Itapecerica da Serra, sob o nº 57.165 em sessão de
24/01/2003, é uma associação civil, de direito privado sem fins econômicos, que
terá duração indeterminada e sede na Estrada das Palmeiras, 890, Parque Yara
Cecy, no Município de Itapecerica da Serra Estado de São Paulo.
Art. 2º) A Associação Comunitária Clave de Sol
tem por finalidade praticar obras de assistência social, no setor educacional,
cultural e de saúde, promovendo também assistência à crianças, ao adolescente,
ao idoso e o amparo à família desprotegida, para a promoção e integração social
da mesmo.
Art. 3º) No desenvolvimento de suas atividades, a
Associação Comunitária Clave de Sol prestará serviços gratuitos, permanentes e
não fará distinção alguma quanto à raça,. Cor, condição social, credo político
ou religioso.
Art. 4º) Para atingir seus objetivos, a
Associação Comunitária Clave de Sol poderá:
I.
Adquirir, receber em comodato ou doação, locar
e administrar bens próprios desde que haja viabilidade econômica,
administrativa e financeira.
II.
Contratar serviços de profissionais das mais
diversas áreas, inclusive em cargos de gerência, atribuindo-lhes funções e
salários, visando o aprimoramento do atendimento aos usuários.
III.
Promover e executar por iniciativa própria ou
em parcerias diversas, ações, programas e projetos, de caráter social,
recreativo, cultural e esportivo em benefício dos usuários, de acordo com o que
estabelece o presente estatuto;
IV.
Estabelecer parcerias, convênios ou contratos,
com o poder público ou organizações não governamentais, com a iniciativa
privada, com ambulatórios ou hospitais, escolas de ensino fundamental, ensino
médio, universidades, com organismos de fomento nacionais e internacionais, bem
como estimular o trabalho de voluntariado voltado para os objetivos sociais.
V.
Estimular, discutir e encaminhar soluções para
os problemas da área da saúde, educação, meio ambiente e assistência social;
VI.
Fazer-se representar em colegiados públicos ou
privados
Art.5º) A Associação Comunitária Clave de Sol
terá um Regimento Interno que, aprovado pela Assembleia Geral, disciplinará o
seu funcionamento.
Art. 6º) A fim de cumprir suas finalidade, a
Instituição organizar-se-á em tantas unidades de prestação de serviços, quantas
se fizerem necessárias, as quais se regerão pelo Regimento Interno aludido no
Arigo 5. do presente estatuto.
2. DESCRIÇÃO DA REALIDADE
2.1. Objeto da Parceria –
Justificativa:
Segundo
o Estatuto da Criança e do Adolescente: “No processo educacional
respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos, próprios do
contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes, a liberdade
de criação e o acesso às fontes de cultura.”, assegurado pelo artigo 58º,
título II dos direitos fundamentais; capítulo IV do direito à educação, à
cultura, ao esporte e ao lazer.
Em
18.08.2008 sancionou se o Lei Nº 11.769, que estabeleceu a obrigatoriedade do
ensino de música nas escolas de educação básica. A aprovação da Lei foi sem
dúvida uma grande conquista para a área de educação musical do país.
Infelizmente sabemos que isto não está acontecendo conforme foi previsto nessa
Lei. Temos por volta de 25.098 alunos no ensino fundamental e 8.521 no ensino
médio. Isto nos dar um total de 33.619 alunos e alunas que sofrem essa violação
conforme mencionado acima segundo ECA. Os dados divulgados pelo Atlas da
Violência 2018 , apontaram a cidade de Itapecerica da Serra, na região
metropolitana de São Paulo, como o segundo município mais violento do Estado. Os dados do Atlas da
Violência foram levantados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e podem ser acessados no site
(www.ipea.gov.br). Segundo
os dados do Atlas, as dez cidades brasileiras com maiores taxas de assassinatos
no Brasil têm nove vezes mais pessoas na extrema pobreza do que as cidades
menos violentas. Os dez municípios com mais de 100 mil habitantes e com menores
taxas de homicídios têm 0,6% de pessoas extremamente pobres, enquanto os dez
mais violentos têm 5,5%, em média..
A
entidade Associação Comunitária Clave de Sol já atua mais de 18 anos no
município de Itapecerica da Serra. Ao longo dos anos ela atendeu mais de 6.900
educandos e educandas diretamente, e mais de 34.000 pessoas indiretamente.
Por
este motivo, viemos propondo o projeto “Ciranda das Artes”, que visa oferecer
oficinas socioeducativos e artísticos, para que essa violação seja minimizada.
A participação do projeto não se restringe somente aos bairros mais próximos, e
sim a todo município. Sabemos que a questão do acesso é muito importante, e por
isto estamos pleiteando junto com o governo municipal em questão de uma
parceria neste sentido. O projeto pretende visitar dentro de um ano pelo menos
40 escolas com apresentações musicais, palestras e material de divulgação, para
poder alcançar o maior número possível de crianças e jovens.
2.2. Capacidade de
Atendimento: A
instituição Clave de Sol já chegou atender em 2008, 381 crianças e adolescente
em um ano. Dentro do projeto “Ciranda das Artes” pretendemos atender 150 crianças e adolescentes.
2.3. Forma de Atendimento:
Atendemos atualmente os
educandos e educandas no período oposta da escola, tanto de manhã como à tarde.
Os dias de atendimento são de segunda-feira á sexta-feira das 08h00min –
12h00min e das 13h00min á 17h00min. Queremos oferecer um lanche e um almoço
para cada período. Fora disso temos o ensaio da Banda Clave de Sol quinta-feira
à noite, das 19h00min às 20h30min, a oficina do “Meu primeiro emprego” aos
sábados das 08h30min á 10h00min e o ensaio da Orquestra da Clave de Sol aos
sábados, das 10h00min às 11h30min horas. Fazemos
visitas familiares, e reuniões de pais de visam o atendimento á família,
parcerias e visitas nas escolas públicas do município.
2.4. Critérios de
Elegibilidade: Para
participar das atividades da Clave de Sol o (a) educando (a) precisar ser
inscrito na rede municipal de ensino. Caso ele esteja fora da escola e
instituição deve auxiliar que o educando (a) volta para a escola. Atendemos
preferencialmente crianças e jovens que vem de famílias de até dois salários
mínimos. Educandos (as) que são encaminhados pelo conselho tutelar ou CRAS
também tem preferência.
2.5. Caracterização do
público alvo: Atendemos
em todos os projetos crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade
social de 6 á 17 anos e 11 meses. Dentro da nossa possibilidade atendemos
também crianças especiais.
3. DEFINIÇÃO DE METAS
3.1.
Plano de Ação:
Atividades: EMPREGO – ORQUESTRA - RECREAÇÃO
– ARTES PLASTICAS - MUSICALIZAÇÃO – VIOLÃO – VIOLINO- TECLADO – INSTRUMENTOS
DE SOPRO DE MADEIRA E METAL – PERCUSSÃO – BATERIA- ARTESANATO – CANTO CORAL –
MEU PRIMERIO EVENTOS - PASSEIOS |
Metas: Quantitativas:
Qualitativas
|
Público
Alvo: Crianças e Adolescentes de 6 a 17 anos e 11 meses. |
Período de realização: 01/08/2019 a 31.07/2020, de Segunda-feira à Sexta-feira, das 8h00min às
17h00min, Quinta-feira das 19h00min a 20h30min e Sábados das 08h30min às
11h30min. Período de manhã das atividades: 08h00minh às 12h00min. Período da tarde das atividades: 13h00minh às 17h00min. |
Julho:
Divulgação do
projeto, Matrículas e Rematrículas. Agosto: Início das atividades. Atividades de Percussão,
Musicalização, Coral, Artes, Instrumentos diversos, Banda, Orquestra, Meu
primeiro emprego, Reunião de
pais. Setembro: Atividades de Percussão, Musicalização,
Coral, Artes, Instrumentos diversos, Banda, Orquestra, Meu primeiro emprego,
Visitas nas escolas. Outubro:
Atividades de
Percussão, Musicalização, Coral, Artes, Instrumentos diversos, Banda,
Orquestra, Meu primeiro emprego, Visitas nas escolas. Novembro: Atividades de Percussão, Musicalização,
Coral, Artes, Instrumentos diversos, Banda, Orquestra, Meu primeiro emprego, Reunião de pais, Visitas
nas escolas. Passeio
cultural. Dezembro: Fechamento do 1º semestre. Atividades de
Percussão, Musicalização, Coral, Artes, Instrumentos diversos, Banda, Orquestra,
Meu primeiro emprego, Avaliação
dos educandos Férias. Janeiro:
Atividades de
Percussão, Musicalização, Coral, Artes, Instrumentos diversos, Banda,
Orquestra, Meu primeiro emprego. Fevereiro:
Atividades de
Percussão, Musicalização, Coral, Artes, Instrumentos diversos, Banda,
Orquestra, Meu primeiro emprego, Reunião de pais, Visitas nas escolas. Março:
Atividades de
Percussão, Musicalização, Coral, Artes, Instrumentos diversos, Banda,
Orquestra, Meu primeiro emprego, Visitas nas escolas. Abril: Atividades de Percussão, Musicalização,
Coral, Artes, Instrumentos diversos, Banda, Orquestra, Meu primeiro emprego,
Visitas nas escolas. Passeio cultural. Maio:
Atividades de Percussão,
Musicalização, Coral, Artes, Instrumentos diversos, Banda, Orquestra, Meu
primeiro emprego, Visitas nas escolas. Junho: Atividades de Percussão, Musicalização,
Coral, Artes, Instrumentos diversos, Banda, Orquestra, Meu primeiro emprego, Reunião de pais, Visitas
nas escolas. Julho:
Fechamento do 2º semestre. Atividades de Percussão, Musicalização,
Coral, Artes, Instrumentos diversos, Banda, Orquestra, Meu primeiro emprego, Avaliação dos educandos
Férias. |
Nº total de beneficiários a serem atendidos
diretamente: 150 crianças diretamente na entidade através da
matricula. |
Nº de
beneficiários atendidos de forma gratuita:
Todos
que estão dentro dos termos do estatuto social da organização |
Nº de
beneficiários atendidos através de uma contribuição: 0 |
Nº
total de pessoas atendido indiretamente (Famílias, comunidade, escolas,
parceiros etc): 16.000 crianças, adolescentes, professores,
familiares e adultos. |
3.2.
Fases de Execução.
3.2.1.
Objetivos:
Objetivo Geral:
Minimizar
a violação dos direitos de criança e adolescente previsto pelo ECA e pela Lei
11.769/08, possibilitar o desenvolvimento integral do ser humano, por meio de
atividades socioeducativos e artísticas, baseado nos valores cristãos e como
linha pedagógica dos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender
a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
Objetivos Específicos:
- Administrar aulas de percussão, artes,
canto coral, musicalização, instrumentos de sopro, instrumentos de cordas,
percussão erudito, bateria, teclado, oficina do “Meu primeiro emprego”,
Banda Clave de Sol, Orquestra Sinfônica Clave de Sol, para 150 crianças e
jovens.
- Ampliar o repertório cultural do
educando e da comunidade.
- Estimular positivamente a promoção
de ações de transformação comunitária e incentiva à convivência familiar.
- Utilizar a arte como via de
aprendizagem, a fim de desenvolver potencialidades.
- Desenvolver e aproximar a
sensibilidade musical, resgatando a musicalidade, a socialização, a
criatividade e a expressividade.
3.2.2. Conteúdo:
“A criança e o adolescente gozam de todos os
direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízos da proteção
integral de que trata esta lei, assegurando-lhes, por lei ou por outros meios,
todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento
físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e
dignidade” segundo artigo 3º do Estatuto da Criança e do Adolescente.
A
proposta pedagógica da Associação Comunitária Clave de Sol segue os quatro
pilares da educação de Jaques Delors. Tendo uma visão global da educação e
buscando uma unificação do ensino no mundo todo. Renovam-se, periodicamente, no
mundo, os métodos pedagógicos, em razão da conquista do conhecimento nas suas
diferentes áreas. Nos últimos anos, a valiosa contribuição da psicologia
infantil abriu espaços para mais profundo e claro entendimento em torno das
possibilidades de aprendizagem da criança, ensejando novas técnicas para a
educação. A analogia com a prática pedagógica se mostra quando diz que a educação
deve preocupar-se em desenvolver quatro aprendizagens fundamentais, que serão
para cada indivíduo os pilares do conhecimento: 1º aprender a conhecer indica o
interesse, a abertura para conhecimento, que verdadeiramente liberta da
ignorância; 2º aprender a fazer, mostra a coragem de executar, de correr
riscos, de errar mesmo na busca de acertar; 3º aprender a conviver, aqui temos
o desafio da convivência que apresenta o respeito a todos e o exercício de
fraternidade como caminho do entendimento e, finalmente; 4º aprender a ser,
visto, talvez, como o mais importante, por explicitar aí o papel do cidadão e o
objetivo de viver. Palavra chave: Aprendizagem, Desafios, Educação.
OS
QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO
A
educação não serve, apenas, para fornecer pessoas qualificadas ao mundo da
economia: não se destina ao ser humano enquanto agente econômico, mas enquanto
fim último do desenvolvimento. Desenvolver os talentos e as aptidões de cada um
correspondente, ao mesmo tempo, á missão fundamentalmente humanista da
educação, á exigência de equidade que deve orientar qualquer politica educativa
e as verdadeiras necessidades de um desenvolvimento endógeno, respeitador do
meio ambiente humano e natural, e da diversidade de tradições e de culturas. E
mais especialmente, se é verdade que a formação permanente é uma ideia
essencial dos nossos dias, é preciso inscrevê-la, para além de uma simples
adaptação ao emprego, na concepção mais ampla de uma educação ao longo de toda
a vida, concebida como condição de desenvolvimento harmonioso e contínuo da
pessoa. (DELORS. 2001. p 85)
Nessa
visão prospectiva, uma resposta puramente quantitativa à necessidade insaciável
a educação - uma bagagem escolar cada vez mais pesada - já não é possível nem
mesmo adequada. Não basta, de fato, que cada um acumule no começo da vida uma
determinada quantidade de conhecimentos de que possa abastecer-se
indefinidamente. É, antes, necessário estar à altura de aproveitar e explorar,
do começo ao fim da vida, todas as ocasiões de atualizar, aprofundar e
enriquecer estes primeiros conhecimentos, e de se adaptar a um mundo de
mudanças.
Segundo
Delors 2001; Aponta "como principal consequência da sociedade do
conhecimento a necessidade de uma aprendizagem ao longo de toda vida,
fundamentada em quatro pilares, que são, concomitantemente, pilares do
conhecimento e da formação continuada.".
É
necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e
reconstruir o conhecimento para que não seja passageiro, que se mantenha
através do tempo, que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção,
permanentemente. É preciso também pensar o novo, reconstruir o velho,
reinventar o pensar. Precisamos cada vez mais na educação de uma resposta
quantitativa a necessidade de aprendizagem.
Uma
bagagem escolar cada vez maior, mas não basta de fato, que cada um acumule no
começo da vida uma quantidade de conhecimentos de que possa abster-se
indefinidamente. É, antes, necessário estar a altura de aproveitar e explorar,
do começo ao fim da vida, ocasião para aprofundar e enriquecer seus
conhecimentos e adaptar-se a um mundo de mudanças. Para poder dar resposta ao
conjunto das suas missões, a educação deve organizar-se em torno de quatro
aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda vida, serão para o indivíduo,
os pilares do conhecimento:
Aprender a Fazer
Diante
da rapidez que as evoluções estão ocorrendo em nosso mundo moderno, logo o
aluno se perguntará: Porque aprendi tudo isso? Para mais nada me serve, porque
já está desatualizado. A comissão demonstrou essa preocupação ao citar:
Embora
o Aprender Ser e Aprender a Fazer é indissociável, queremos destacar que o
Aprender a Fazer está mais relacionado à questão da formação profissional. A
questão que precisa ser respondida pelo professor é: Como ensinar ao aluno a
pôr em prática os seus conhecimentos e, também, como adaptar a educação ao
trabalho futuro quando não se pode prever qual será a sua evolução? (DELORS,
2001)
Devemos
destacar que o Aprender a Fazer não pode, pois, continuar a ter significado
simples de preparar alguém para uma tarefa material bem determinada, para
fazê-lo participar do fabrico de alguma coisa.
Aprender a Conhecer
O
conhecimento não vem de fora, é um processo de construção e reconstrução
interior. Não está nos livros, nos computadores, mas nas mentes das pessoas. A
verdadeira aprendizagem é a construção ativa de conhecimentos realizada pelo
sujeito que aprende. Não há aprendizagem sem que o aprendiz seja o sujeito
ativo do processo, e a aprendizagem será tanto maior e melhor quanto mais ativo
ele for.
Aprender
a conhecer, isto é adquirir os instrumentos da compreensão; aprender a fazer,
para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de
participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; finalmente
aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes. (DELORS 2001, p.
89-101).
Aprender a Viver Juntos, Aprender a Viver Com os Outros.
Faz
parte da educação, aprender a lidar com pessoas diferentes, tratar de assuntos
relevantes, não falar mal dos outros, não usar a força para resolver conflitos,
demonstrar gentileza e sinceridade no tratamento com os colegas e professores.
É justamente na escola que os alunos aprendem as regras básicas de convivência
em sociedade. O que cada professor precisa fazer é abrir espaço a fim de que
eles aprendam a conviver, se conheçam e se respeitem. Para que todos possam
viver juntos e aprender a viver com os outros, a educação tem um papel
importantíssimo, e um grande desafio, já que a opinião pública toma conhecimento
através dos meios de comunicação e nada pode fazer.
Aprender a Ser.
Se
o aluno não estiver preparado para compreender que a educação deve em princípio
mudar a sua vida, o seu caráter, para depois servir aos outros, então ela
falhou. Ela será apenas um instrumento do egoísmo para dominar aos outros.
Educação deve contribuir para o desenvolvimento total da pessoa, espírito e
corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal,
espiritualidade. Todos os seres humanos devem ser preparados pela educação que
recebem para agir nas diferentes circunstâncias da vida. Só que para isso cada
um deverá ter pensamentos autônomos e críticos, personalidade própria. Portanto
a educação deve preparar as crianças e os jovens para possíveis descobertas e
de experimentação.
A
educação não se apoia exclusivamente, numa fase da vida ou num único lugar. Os
tempos e as áreas da educação devem ser repensados, completar-se e
interpenetrar-se de maneira a que cada pessoa, ao longo de toda a sua vida,
possa tirar o melhor partido de um ambiente educativo em constante ampliação.
Com
base nos quatro pilares da educação, compreendemos que profundas mudanças
precisam ocorrer no sistema de ensino secular. Pode levar algum tempo para
aceitarmos que só se aprende participando, vivenciando, tomando atitudes diante
dos fatos, escolhendo procedimentos para atingir determinados objetivos. Não se
ensina só pelas respostas dadas, mas principalmente pelas experiências
proporcionadas, pelos problemas criados, pela ação desencadeada.
Visamos
à formação de atores sociais, cidadãos criativos e criadores, através da
promoção de atividades sócio educativas, tendo como ferramenta estrutural a
Arte Educação e os Direitos da Criança e do Adolescente.
A
grade de atividades possibilita que o educando escolha um ou dois instrumentos que ele gostaria aprender. Todas
as aulas serão baseadas em métodos de ensino para cada instrumento. A música
acaba por constituir-se em um forte instrumento de cidadania, em um facilitador
para a integração social, enfim também, em uma ferramenta de sensibilização e
formação de cidadãos cientes da realidade que os circunda.
Como
incentivo à formação continuada do educador são realizadas 4 horas mensais de
reunião pedagógica, com o intuito de formar, informar e discutir. As ações e
atividades propostas pelo projeto Ciranda das Artes, não reproduzem nem
substituem o ensino formal, sendo estes complementares em objetivos e atuação.
Promover a sociabilidade, oportunizar o ensino das artes e estimular positivamente
o educando e sua família. Incentivar a autonomia, a busca pela qualidade de
vida.
3.2.3.
Período de execução
Atividades
desenvolvidas |
Período de execução do projeto em 2019 – 2020
|
|||||||||||
Jul 19 |
Ago 19 |
Set
19 |
Out 19 |
Nov19 |
Dez 19 |
Jan 20 |
Fev
20 |
Mar
20 |
Abr 20 |
Mai 20 |
Jun 20 |
|
Divulgação do projeto
por meios de comunicação nos bairros ao redor da entidade. |
x |
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|
|
Matricular os
educandos na instituição. |
x |
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|
|
|
|
Oferecer as oficinas
propostas dentro do projeto. |
|
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
Reunião de Pais
|
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x |
|
|
x |
|
|
x |
|
|
|
x |
Provas Práticas e teóricas |
|
|
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|
|
|
|
|
|
|
x |
|
Mostra de Trabalhos |
|
|
|
|
|
x |
|
|
|
|
|
x |
Passeios culturais |
|
|
|
|
x |
|
|
|
|
x |
|
|
4. AVALIAÇÃO
ORGANIZACIONAL
ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO
RESULTADOS |
INDICADORES |
FONTES
DE INFORMAÇÃO |
QUALITATIVOS |
Verificar os conteúdos abordados
nas atividades propostas ( teorica e prática ). (Aprender a conhecer e fazer) |
Avaliação pedagógica dos
educadores, avaliação anual de conhecimentos dos educandos (as), fechamento
semestral dos alunos, fotos, filmagens etc. Recital músical. |
|
Frequencia e rendimento escolar. |
Solicitar o boletim escolar. |
|
Relacionamento do educando com a
comunidade e família ( Aprender a conviver) |
Questionário preenchida pela
familia e visitas domiciliares. |
|
Mudança no comportamento do educando
(a) (Aprender a ser) |
Questionário preenchido pelo
educando (a), pelo educador e pela familia, e visitas domiciliares; |
|
Envolvimento do educando na
comunidade, igreja, projetos-socais, escola etc. |
Levantamento de dados e
informações com os responsáveis de cada organização. |
QUANTITATIVOS |
Número de Oficinas oferecidas. |
Planejamento semanal dos
educadores, fotographias e filmagens |
|
Frequência nas atividades. |
Lista de chamada |
|
Frequência de responsáveis nas
reuniões de pais. |
Lista de frequência e fotos. |
|
Quantidade de eventos internos e
externos |
Relatórios e fotos, filmagens,
depoimentos. |
|
Quantidade de visitas
domiciliares. |
Questionários e relatórios. |
|
Quantidade de reuniões com os
gestores das escolas públicas |
Escolas, quetionários e relatórios |
|
Quantidade de reuniões
pedagógicas |
Planejamento, Ata, fotos e
documentações. |
5. PLANO DE APLICAÇÃO DE RECURSOS
5.1.
Quadro
de Recursos Humanos
RECURSOS
HUMANOS – Equipe Técnica
Nome |
RG |
Formação |
Função |
Vínculo Empregatício |
Carga Horária Semanal |
Samantha Scarlet Nascimento |
41.058.802-7 |
Administração de empresa |
Administrativo |
CLT |
44 horas |
Ivanilde Moises dos Santos |
18.338.272-9 |
Ensino Médio |
Cozinheira |
CLT |
44 horas |
A
contratar |
|
Pedagogia ou Licenciatura em Música |
Oficineiro(a) para Artes, Reforço escolar |
CLT |
44 horas |
Stefan Siemons |
RNE: V305536Z |
Curso superior - Mestrado |
Coordenador Pedagógico |
Contrato pela AGEH na Alemanha |
44 horas |
Gilson de Souza |
28.615.026-8 |
Ensino Médio |
Zelador |
CLT |
44 horas |
Camila Sousa Pereira Siemons |
43.764.752-2 |
Curso superior |
Educadora Social |
CLT |
30 horas |
Lizandra Hak |
34.215.985-9 |
Licenciatura em música |
Oficineira de Canto Coral |
Prestadora de Serviço |
9 horas |
David Mariano |
63.640.204-6 |
Músico |
Oficineiro de Musicalização e Percussão |
CLT |
18 horas |
Vinnie Ray Sanchez Barrenechea |
RNE: V804532-D |
Licenciatura em música |
Oficineiro de instrumentos de sopro de
madeiras |
Prestador de Serviços |
6 horas |
David Wellington Santos da Silva |
46.847.607-6 |
Técnico em Violão e Violino Popular |
Oficineiro de instrumentos de violão e
violino |
Prestador de Serviços |
6 horas |
Rafael de Lima Ferreira |
48.476.182-1 |
Ensino Médio |
Oficineiro de Bateria |
Prestador de Serviços |
4 horas |
5.1.1 Índice de reajuste de salário: Primeiro de março: 4 %
5.2.
Cronograma
de Desembolso Recursos Públicos:
CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO FINANCEIRO |
||||||||
Meses do Ano 2019 e
2020
|
5.3.
Valor
de Parceria/Subvenção: R$ 291.778,53
5.4.
Previsão
de Execução do Objeto:
DESPESAS DO PLANO DE
AÇÃO – PREVISÃO 2019-2020 (ANO)
Custos deste Plano de Ação
Natureza
da Despesa |
Fundo
Municipal CMDCA |
Fundo
Estadual |
Fundo
Municipal CMAS |
Fundo
Próprio |
Total |
|
Custos – Anual (10
meses – mar/dez 2019) |
||||||
1
- RECURSO HUMANO Discriminar:
função/quantidade/carga horária semanal |
|
|
|
|
|
|
a-Adminitrativo, uma, 44 horas |
|
|
|
R$ 19.865,54 |
R$ 19.865,54 |
|
b-Cozinheira, uma, 44 horas |
|
|
R$ 15.840,00 |
|
R$ 15.840,00 |
|
c-Coordenador Pedagógico, Maestro
da Orquestra Sinfônica Clave de Sol, um, 44 horas |
|
|
|
R$ 30.240,00 |
R$ 30.240,00 |
|
d- Educadora oficina de Artes,
uma, 30 horas |
|
|
|
R$ 14.040,00 |
R$ 14.040,00 |
|
e. Zelador, um, 44 horas |
|
|
|
R$ 19.790,88 |
R$ 19.790,88 |
|
f- Oficineiro de Percussão e
Musicalizção, Maestro da Banda Clave de Sol, um , 30 horas |
R$ 27.216,00 |
|
|
|
R$ 27.216,00 |
|
g- Oficineira de Coral, uma, 16 horas |
R$ 20.736,00 |
|
|
|
R$ 20.736,00 |
|
g- Oficineiro de Bateria, um, 36
horas |
R$ 12.312,00 |
|
|
|
R$ 12.312,00 |
|
h- Oficineiro de Violão e Violino,
um, |
R$ 12.960,00 |
|
|
|
R$ 12.960,00 |
|
I Oficineiro de Sopro Madeiras |
R$ 12.312,00 |
|
|
|
R$ 12.312,00 |
|
j- Oficineiro de Sopro Metais |
R$ 12.312,00 |
|
|
|
R$ 12.312,00 |
|
l- Educadora Social, uma, 44
horas |
R$ 19.865,54 |
|
|
|
R$ 19.865,54 |
|
SUBTOTAL |
R$
117.713,54 |
|
R$ 15.840,00 |
R$ 83.936,42 |
R$ 217.489,82 |
|
2
- MATERIAIS FUNCIONAIS Descrever
todos os custos referentes à: |
|
|
|
|
|
|
a-
Água |
|
|
|
R$ 1.190,00 |
R$ 1.190,00 |
|
b-
Energia |
|
|
|
R$ 3.629,00 |
R$ 3.629,00 |
|
c-
Telefone |
|
|
|
R$ 4.800,00 |
R$ 4.800,00 |
|
d-
Gás |
|
|
|
R$ 2.500,00 |
R$ 2.500,00 |
|
SUBTOTAL |
|
|
|
R$ 12.119,00 |
R$ 12.119,00 |
|
3
- MATERIAL DE CONSUMO Descrever
todos os custos referentes à: |
|
|
|
|
|
|
a-
Alimentação |
R$ 22.810,56 |
|
R$ 22.853,76 |
|
R$
45.664,32 |
|
b-
Materiais de Limpeza/Higiene |
|
|
|
R$ 5.000,00 |
R$ 5.000,00 |
|
c-
Materiais Didáticos |
|
|
|
R$ 6.000,00 |
R$ 6.000,00 |
|
d-
Materiais Pedagógicos |
R$ 15.800,00 |
|
|
|
R$ 15.800,00 |
|
e-
Materiais de Escritório/Papelaria |
|
|
|
R$ 12.220,00 |
R$ 12.220,00 |
|
SUBTOTAL |
R$
38.610,56 |
|
R$ 22.853,76 |
R$
23.220,00 |
R$
84.684,32 |
|
4
- ENCARGOS Descrever
todos os custos referentes à: |
|
|
|
|
|
|
Encargos Trabalhistas |
R$ 12.830,88 |
|
R$ 7.116,24 |
R$ 33.014,88 |
R$
52.962,00 |
|
Vale transporte |
R$ 10.100,00 |
|
R$ 1.440,00 |
R$ 5.760,00 |
R$
17.300,00 |
|
Tarifas Bancárias |
|
|
|
R$ 950,00 |
R$ 950,00 |
|
SUBTOTAL |
R$
22.930,88 |
|
R$
8.556,24 |
R$
39.724,88 |
R$
71.212,00 |
|
5
– OUTROS Descrever todos os custos referentes á: |
|
|
|
|
|
|
Aluguel |
|
|
|
R$ 15.000,00 |
R$ 15.000,00 |
|
Contabilidade |
|
|
|
R$ 13.980,00 |
R$ 13.980,00 |
|
Gasolina |
|
|
|
R$ 3.500,00 |
R$ 3.500,00 |
|
Material de Divulgação |
|
|
|
R$ 5.000,00 |
R$ 5.000,00 |
|
Manutenção de Instrumentos |
|
|
|
R$ 18.000,00 |
R$ 18.000,00 |
|
Manutenção Predial |
|
|
|
R$ 9.600,00 |
R$ 9.600,00 |
|
Instrumentos Musicais e Equipamentos conforme
anexo |
R$ 112.523,55 |
|
|
|
|
|
SUBTOTAL |
R$
112.523,55 |
|
|
R$ 65.080,00 |
R$
177.603,55 |
|
TOTAL
GERAL |
R$
291.778,53 |
|
R$ 47.250,00 |
R$
224.080,30 |
R$
563.108,83 |
|
5.5.
Origem
dos recursos. Indicar fonte de receita deste plano de ação receitas próprias e
por meio de convênio (Federal, Estadual, Municipal) e outros.
PARCERIAS E APOIOS:
Parceiros |
Contribuição |
CMAS |
Certificação e
acompanhamento social / Investimento através de chamamento público |
CMDCA |
Certificação e
acompanhamento social / Invesitmento através de chamamento públcio |
CRAS |
Orientação social |
Conselho Tutelar |
Orientação social e
acompanhamebnto familiar |
Rei do Boi – Itapecerica da
Serra |
Alimentos |
Panificadora Pão de Ouro |
Alimentos |
Material de Construção São
Marcos |
Investimento financeiro |
Estrutécnica Construções |
Investimento financeiro |
Assocaiçâo Beneficiente
Escandinava Nordlyset |
Investimento financeiro |
IBASP – São Paulo |
Investimento financeiro |
|
|
Kulturwerkstatt fur Kinder
– Clave de Sol Brasilien e.V Alemanha |
Investimento financeiro |
Eltern fur Kinder e.V
Alemanha |
Investimento financeiro |
Action five e.V Alemanha |
Investimento financeiro |
OPAM Stiftung - Alemanha |
Investimento financeiro |
Las Rosas Rojas – Suiça |
Investimento financeiro |
Kindermissionwerk (Entidade
da Alemanha) |
Investimento financeiro |
FONTES DE RECEITAS DESTE PLANO DE AÇÃO EM 2019 - 2020 (ANO)
NATUREZA DA RECEITA |
CUSTO
– ANUAL |
1-
Municipal CMDCA |
R$ 291.778,53 |
2-
Municipal CMAS |
R$ 47.250,00 |
SUBTOTAL
1 |
R$
339.028,53 |
2
- RECURSOS PRÓPRIOS |
|
1-
Sócios |
R$ 1.000,00 |
2-
Eventos |
R$ 2.500,00 |
3-
Parceiros Nacionais |
R$ 60.800,00 |
4.
Parceiros Internacionais |
R$ 258.000,00 |
SUBTOTAL
2 |
R$
322.300,00 |
TOTAL
GERAL |
R$
661.328,53 |
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