Página Inicial
Faça Doações
Contato
QUEM SOMOS ATIVIDADES METAS LOJA VIRTUAL PROJETOS AGENDA CULTURAL GALERIA DE FOTOS

METODOLOGIA: METODOLOGIA

Baseamos o nosso trabalho nos valores cristãs, levando a mensagem de Deus e o Evangelho para a populção. Somente buscando e colocando o Deus em primeiro lugar da nossa vida, temos a possibilidade de deixar o mundo melhor.

 

         os quatro pilares da educação GUIAM O NOSSO TRABALHO PEDAGÓGICO: uma reflexão para a formação da criança

 

Neste momento a educação musical passa por um período importante para nossa área. A lei da obrigatoriedade do ensino de música na escola sem dúvidas, trás um crescimento e uma grande valorização para a música, porém, agregado a lei, existem desafios importantes a serem resolvidos. O maior dos desafios na implantação da música na educação básica como área do conhecimento é o desenvolvimento de um currículo musical que compreenda todas as etapas da educação básica, bem como existe nas outras disciplinas da matriz curricular.

A música permite a formação de um individuo, de um cidadão consciente do mundo em que ele vive. A música tem um poder de transformação que pode ser usado a favor do processo de construção do cidadão.

 

Aprender a conhecer

Este objetivo esta ligado ao educando poder construir ferramentas quais ele possa ao longo da sua vida conhecer coisas novas por conta própria. No contexto da educação musical, quando o professor trabalha com seus alunos elementos, que permitam que além da música trabalhada em sala o aluno possa buscar outras músicas e ampliar o seu repertório, ele estará trabalhando essa capacidade. Esse é um exemplo dentre muitos que podem ser encontrados a partir de reflexões sérias sobre o assunto. 

 

Aprender a fazer

É importante que o aluno vivencie, pratique, experimente, porém de forma direcionada, é importante que o professor estimule uma reflexão crítica sobre a prática, que os alunos toquem de forma correta, que saibam pegar em um instrumento, que aprendam como usar aquele instrumento em diversos contextos. É importante construir o ensino junto com os alunos, como afirma Paulo Freire (1996, p. 22): “não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção.”.

É preciso que o aluno se familiarize com a música através da prática, em outras palavras o educando deve tocar na aula de música, ele deve fazer música e vivenciar a música da forma mais significativa possível.

 

Aprender a conviver em grupo

Este talvez seja um dos grandes problemas da atualidade, vivemos em uma diversidade cultural, étnico-racial, religiosa, de gênero, de opção sexual, todas essas diferenças tem sido motivo para desrespeito, violência e agressões. É papel de o educador trabalhar a diversidade e o respeito para que o aluno aprenda a respeitar as diferenças. O mundo tem assistido guerras de intolerância religiosa, assassinatos, guerras étnicas e agressões contra a mulher à comunidade podem e devem lutar contra esse quadro.

Mas como desenvolver algo neste sentido no trabalho de música? Quando trabalhamos com músicas de culturas diferentes, de realidades diferentes é uma oportunidade importante de contextualizar, discutir, desconstruir conceitos e quebrar pré-conceitos.

Toda música trás consigo uma realidade, um contexto, um grupo social, um gênero, em síntese a música tem um contexto político que pode ser discutido em sala. Esses diálogos podem contribuir para um aprendizado de como conviver em grupo, onde com certeza uma das principais lições é a do respeito ao seu próximo. Pensando dessa forma a música atinge o papel muito maior do que o de aprender a cantar ou tocar um instrumento. Ela transcende e consegue ir além das fronteiras musicais.

 

Aprender a ser

Por fim o aprender a ser faz uma agregação dos três objetivos anteriores.

O aprender a ser é consequência de tudo que foi aprendido anteriormente. O aluno quem constrói e a escola é fundamental nesse processo de construção segundo Freire (1996, p. 19) “somos seres condicionados e não determinados”.

Essa é uma forma de trabalhar os conteúdos musicais com um objetivo maior do que apenas “música pela música”.  .

As pessoas estão cada dia mais individualistas, solitárias e pesando em si, quadro que o mundo capitalista tem influenciado para desenhar.      

Num mercado onde prevalece sempre o melhor, onde a interação entre homem e máquina é maior do que a interação entre as pessoas. A educação é uma forma de mudar esse quadro quando vista de uma forma mais ampla. Através da escola é possível aproximar as pessoas. A escola é um ambiente onde o educando precisa ter experiências significativas de construção em conjunto na construção do seu conhecimento.

          

                      

 
 

 

CONTATO PARCEIROS TÍTULOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS VOLUNTARIADO DOAÇÕES LINKS
Estrada das Palmeiras, 869 - Parque Yara Cecy - Itapecerica da Serra - SP - (11) 4667-7708
Copyright © Clave de Sol Associação Comunitária