Nossa História

A Associação Comunitária “Clave de Sol”, nasceu por meio do Srº Stefan Siemons, que é o fundador e idealizador da entidade. Este chegou aqui no Brasil em 1998 por intermédio das Missões Salesianas, em Corumbá, sem dominar a língua portuguesa, porém estimulado a interagir com a comunidade, utilizou como linguagem universal a música e assim desenvolveu uma série de oficinas culturais, num processo de ensino-aprendizagem. Em 2001 regressou à Alemanha, porém sem a finalidade de permanecer e assim retornou ao Brasil com o intuito de implantar uma Organização Não Governamental, destinada a ensinar Música e confecção de instrumentos. A arte e a música como veículo de transformação social e pessoal, são os valores e ideais da Associação Comunitária Clave de Sol; que começa a ter e dar vida em março de 2002, em Itapecerica da Serra – São Paulo.

No início de 2003, na comunidade do Parque Yara Cecy, com o propósito de atender e beneficiar as comunidades do São Marcos e entorno, iniciou seus trabalhos com 45 beneficiários diretos. E ao final de 2003 já atendia a 90.

Em 2008, a Associação se destaca como Instituição referência no município e gradativamente aumenta o número de beneficiários diretos para 183 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Como resultado do trabalho desenvolvido pela instituição até o ano de 2009, formou-se a Banda Clave de Sol, espaço de comunhão, reunião de educandos, educadores e comunitários. Por falta de recurso com a chegada da crise mundial, essa Banda não pode ser mantido por causa da saída dos profissionais envolvidos na formação dos nossos beneficiários.

Em 2010 a Instituição teve como objetivo dar continuidade aos trabalhos e projetos implantados em 2009, onde a mesma assinou um convênio com a Prefeitura Municipal  que contemplava o Projeto Ciranda das Artes através das oficinas culturais as quais proporcionavam mais encontros de naipes e a formação de agentes multiplicadores para auxiliarem no aprendizado dos iniciantes. Estes mesmos alunos tem assim a oportunidade de ingressar na Banda Clave de Sol. Em 2012 além de nossas atividades ‘normais’ participamos de algumas ações organizadas no intuito de captarmos mais alunos para completarmos o número de vagas existentes em todas as oficinas. Em 2013 e 2014 o trabalho da Associação Comunitária Clave de Sol renovou-se, periodicamente, os métodos pedagógicos, em razão da conquista do conhecimento nas suas diferentes áreas ensejando novas técnicas para a educação. 


Atualmente temos 126 crianças matriculadas no período oposto da escola, tanto de manhã como à tarde. Os dias de atendimento são de segunda-feira à sexta-feira, das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00 horas. Fora disso temos o ensaio da Banda Clave de Sol quinta-feira à noite, das 19h00min às 20h30min e o ensaio da Orquestra da Clave de Sol aos sábados, das 08h00min às 11h30min horas. Para participar das atividades da Clave de Sol o (a) educando (a) precisar ser inscrito na rede municipal de ensino. Caso ele esteja fora da escola e instituição auxilie para que o educando (a) volta para a escola. Atendemos preferencialmente crianças e jovens que vem de famílias de até dois salários mínimos ou de um convívio de maior vulnerabilidade. Educandos (as) que são encaminhados pelo CRAS, crianças e adolescentes com deficiência também têm preferência.