CLAVE DE SOL

                                          Associação Comunitária Clave de Sol

A Associação Comunitária “Clave de Sol”, registrada em 24 de Janeiro de 2003, na cidade de Itapecerica da Serra/ SP, tem por finalidade prestar serviços educacionais gratuitos a crianças, adolescentes, jovens e adultos, em situação de vulnerabilidade social; a fim de democratizar oportunidades no campo as Artes, Educação e Cultura.

Stefan Siemons, o fundador e idealizador da Associação Comunitária Clave de Sol, chegou em 1998  às Missões Salesianos do Brasil, em Corumbá, sem dominar a língua portuguesa; porém estimulado a interagir com a comunidade, utilizou como linguagem universal a música e assim desenvolveu uma série de oficinas culturais, aprendendo e trocando. Em 2001, regressou à Alemanha, porém sem a finalidade de permanecer e assim retornou ao Brasil com o intuito de implantar uma Organização Não Governamental(ONG), destinada a ensinar a Música e a confecção de instrumentos.

A arte e a música como veículo de transformação social e pessoal são os valores e ideais da Associação Comunitária Clave de Sol; que começa a ter e dar vida em Março de 2002, em Itapecerica da Serra – São Paulo.

No início de 2003, na comunidade do Parque Yara Cecy, com o propósito de atender e beneficiar as comunidades do Jardim São Marcos e entorno, iniciou seus trabalhos com 45 beneficiários diretos. E ao final de 2003 já atendia a 90.

Em 2009, a Associação se destaca como Instituição referência no município e gradativamente aumenta o número de beneficiários diretos para 384 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Em 2012, a Associação atendeu 130 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos / 70 Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, Indiretos 114 famílias e comunidade.

Em 2014 recebemos aproximadamente 188 crianças e adolescentes da região de Itapecerica da serra.

Em 2015, a entidade passou por uma reformulação pedagógica. Voltamos para as nossas origens do ano de 2010, e exigimos que todos os educandos fizessem duas oficinas obrigatórias (Artes e Musicalização) e mais um instrumento de livre escolha. Com isto o número de atendimento caiu, mas a qualidade pedagógica aumentou e muito. Foram atendidos um total de 112 crianças e adolescentes. O nosso Fundador Stefan Siemons voltou em agosto para a coordenação geral e pedagógica do projeto.

No anos de 2016, já começamos a colher os primeiros resultados da reformulação pedagógica da entidade. Obtivemos bons resultados na partes pedagógica e aumentamos o número de atendimento para 125. Voltamos a fazer as visitas familiares e conseguimos trazer mais parceiros para a organização.

Já em 2017, atendemos 140 crianças e adolescentes. 

Ressaltamos ainda que nestes  15 anos de existência, a Associação Clave de Sol já atendeu mais de 1.850 crianças e adolescentes diretamente e indiretamente mais de 2.800 famílias, escolas e comunidades. Reconhecemos e agradecemos à Deus que tem sustentado a vida do nosso Fundador Stefan Siemons , abençoando o seu chamado. Com certeza muito mais Deus continuará fazendo e muitas crianças, adolescentes e familiares serão alcançados.

                                                                                                                                                              "Fala com sabedoria e ensina com amor". (Prov. 31;26).