Projeto meio ambiente e cia

A cidade de Itapecerica da Serra está inserida 100% em área de manancial, sendo uma importante fonte de um recurso fundamental para a vida, a água, que que hoje está ameaçada devido ao alto índice de poluição decorrente da falta de coleta e tratamento do lixo urbano. O bioma mata atlântica, o qual estamos inseridos, é o mais rico em biodiversidade do planeta e considerado como Reserva da Biosfera, título concedido pela UNESCO, onde abriga diversas espécies ameaçadas de extinção.

Estas matas são fonte de alimento e oxigênio, trazem saúde e constituem uma barreira contra epidemias, como a febre amarela e a dengue. Com a destruição da cobertura vegetal secam-se nascentes, os rios e lagos são poluídos, o que leva à morte de diversos animais predadores naturais dos mosquitos. O desequilíbrio ecológico é responsável pelos surtos dessas doenças.

A Associação Comunitária Clave de Sol está situada em uma área muito arborizada, com árvores ameaçadas de extinção dentro do seu território e corpos d’água em seu limite. Presente em um bairro socioeconomicamente vulnerável, esta riqueza de recursos encontra-se em perigo, devido à falta de instrução da sua população em relação aos grandes problemas ambientais que enfrentamos e a negligência do poder público.

Por este motivo, propõe-se o projeto “Clave + Verde”, que visa oferecer oficinas e atividades socioeducativas no contexto ambiental, para que a comunidade possa compreender o seu ambiente e desenvolver atitudes que alterem os comportamentos das pessoas envolvidas no processo, através da implementação de projetos-filhotes articulados transversalmente e dos objetivos da educação ambiental definidos por Smyth (1995), que são: a sensibilização, compreensão, responsabilidade, competência e cidadania ambiental.

 

Projetos-filhotes: Serão ao todo 5 projetos-filhotes inseridos no Projeto Clave + Verde. São eles:
1. Coleta seletiva: separando nosso lixo e cuidando do nosso planeta.

  1. Reciclar para cuidar: reutilização de materiais recicláveis para confecção de brinquedos e instrumentos musicais.
  2. O melhor vem da terra: oficinas de plantio/horta
  3. Aprendendo com a natureza: murais informativos sobre espécies ameaçadas e práticas de preservação
  4. Campanha Click natureza: envio de fotos registradas pelos educandos e familiares de animais e plantas, podendo formar futuramente um concurso de fotografia.

 

Open chat